Rabecas & Violas

Rabecas & Violas

Lançamento do Cd "Rabecas & Violas" na Livraria da Vila








Dia 17 de janeiro fizemos o lançamento do CD Rabecas & Violas na Livraria da Vila, com a presença de muitos amigos, no ambiente íntimo e acolhedor que a Livraria da Vila oferece.

Enquanto mostrávamos o repertório do disco, batíamos um papo com os convidados e esclarecíamos dúvidas a respeito dos instrumentos e ritmos Paulistas.

Tocamos violas de cravelhas, rabeca medieval, rabeca de cabaça, viola de Fandango e vários outros modelos de rabecas. Até cantei uma moda de viola e fiz alguns versinhos pra exemplificar o canto caipira.

A musica foi rolando, o tempo foi passando e quando dei por mim, já tínhamos estourado o tempo do show em muitos minutos. Espero que o pessoal da Livraria da Vila não fique brabo.

Quero agradecer a todos que estiveram presentes nesse evento e agradecer ao pessoal da Livraria da Vila, sem o qual nada disso seria possível.

Um abraço a todos e até a próxima.



Apresentação no Rancho Cultural, bairro Cidade Patriarca











Apresentação dodisco "Violas & Rabecas" no Rancho Cultural, bairro Cidade Patriarca.
Dia 16 de janeiro, eu, minha companheira Sandra Abrano juntamente com meu parceiro Bob Mendez, fomos ao encontro de velhos amigos na zona leste de S. P.

Depois de passear pela Radial Leste, por pouco mais de uma hora, no horaário do rush, finalmente chegamos a um simpático salão, mantido há cerca de 5 anos por meu amigo Orlando Leitão.

Na porta do salão já conversavam animadamente alguns senhores que descansavam da recém terminada aula de viola-caipira. Com a ajuda dos "alunos", fomos descarregando o carro e montando o palco com as várias violas de cravelha, rabecas, violas de fandango e outros instrumentos.

O povo foi chegando, conversando e finalmente o pequeno salão se encheu de violeiros, e tocadores prontos pra ouvir e conversar sobre os instrumentos que lhes eram apresentados.

Tocamos o repertório do disco, conversamos um pouco, respondemos a algumas perguntas e, finalmente, todos foram pro palco pegar, tocar e conhecer os instrumentos de perto.

Faz tempo que eu não me reunia com tantos violeiros, e mais tempo ainda encontrava um grupo tão interessado e unido.

Gostei muito do Rancho Cultural e dos seus participantes. Já era amigo do Orlando, mas não sabia que seu trabalho era tão bacana.

Ontem eu conheci uma turma e uma casa onde  a viola caipira é tratada de maneira espontânea e original. E, com certeza, um dos lugares onde eu me sentí mais à vontade. O Orlando e a sua turma estão de parabéns.

Agora, eu aguardo ansioso o convite pra festa que eles realizam a cada 2 meses, pra todo mundo se reunir, tocar e cantar a vontade.

.

Revista Música Brasileira comenta o CD RABECAS & VIOLAS em artigo de Daniel Brazil

Para ler diretamente no link da revista:
http://www.revistamusicabrasileira.com.br/especial/rabecas-e-violas

Especial

Rabecas e violas

Por Daniel Brazil - 16/01/2014


Publicidade




Você conhece a sonoridade original dos primeiros instrumentos feitos no Brasil? Imagina que tipo de música animava as festas de agricultores e pescadores de São Paulo nos séculos XIX, XVIII, XVII? Uma boa pista pode ser encontrada no essencial CD Rabecas & Violas, realizado pelo artesão e músico Valmir Roza em parceria com o rabequeiro Bob Mendez.

Valmir constrói instrumentos. Mais que isso: é um profundo conhecedor da música caipira paulista. Viaja, pesquisa, anota, desenha, fotografa, grava. Junto com Sandra Abrano, ceramista e também pesquisadora, montou uma oficina de construção de instrumentos musicais que é referência do gênero em São Paulo. Sua casa no Butantã virou ponto de encontro de violeiros e rabequeiros de todo canto do país.

Depois de anos construindo instrumentos (ele não se considera um luthier, e destaca que as técnicas de construção artesanais são bem distintas), Valmir Roza decidiu produzir um disco registrando suas próprias composições (Rabecas & Violas, 2013). O CD, que teve apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, inclui um belo encarte com fotos e descrições dos instrumentos utilizados. Valmir convidou para o trabalho o rabequeiro Bob Mendez, também compositor, cuja afinidade estética com o projeto é total. Ambos passeiam à vontade por fandangos, cururus, toadas, rastapés, ponteados, valsas e batuques de inequívoco sabor popular. Todos os instrumentos, incluindo os de percussão, foram construídos por Valmir Roza com materiais descartados nas ruas de São Paulo: madeiras, arame, tampinhas de garrafas, cordas, cabaças, latas. Os instrumentos de cerâmica (apitos, sinos, potes) são de Sandra Abrano.

Em seu mergulho nas origens da música popular, Valmir foi longe. Em viagem pela Europa, visitou museus e escolas, e observou com atenção os instrumentos medievais de deram origem às versões brasileiras: vihuela, rebab, rabel espanhol, rabeca mourisca. Construiu alguns, observando as semelhanças e diferenças. Nas últimas faixas do CD podemos ouvir estas recriações, que acrescentam novos timbres ao conjunto.

Rabecas & Violas é um precioso documento para estudiosos, pesquisadores, músicos ou simplesmente amantes da música instrumental brasileira. Vibra em cada acorde a tradição de um Brasil profundo, ancestral, cuja presença é muitas vezes sufocada pela urgência da modernidade. Mas está aí, presente em comunidades populares, em folias de Reis, em festas e bailes do litoral sul de São Paulo, nos terreiros e roças mineiras, goianas, mato-grossenses, fluminenses...

Contato e pedidos do CD podem ser feitos através do sítiowww.barroecordas.com.br, onde você também pode conhecer os instrumentos feitos por Valmir Roza e até marcar uma visita à oficina. Experimente!

Rabecas & Violas no Rancho Cultural

16 Janeiro 2014
Rua Porto da Folha, 451 
Bairro Cidade Patriarca próximo ao metrô Patriarca

Reencontrando o velho amigo Orlando Leitão, eu e Bob Mendez estaremos mostrando o repertório do disco Rabecas & Violas, e conversando com os convidados sobre as origens dos instrumentos musicais Paulistas.
Será uma conversa musical, com um público que é profundo conhecedor da Viola Caipira.
Vamos mostrar vários tipos de Rabecas e Violas de Cravelhas, Viola de Fandango Caiçara...
Vai ser uma oportunidade de conhecer alguns tipos de violas, que não se vêem por aí todos os dias.
No final, todos serão convidados a tocar e conhecer os instrumentos de perto.
Espero vocês nesse grande encontro!   Valmir Roza


Rabecas & Violas em apresentação na LIVRARIA DA VILA da Fradique Coutinho

Pocket-Show de Lançamento do CD Rabecas & Violas
17 Janeiro 2014 - 19:45 hs
Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros
Fone (11) 3814-5811

Mostrando o repertório do disco Valmir e Bob conversam com os convidados sobre a origem dos instrumentos e dos ritmos tradicionais Paulistas.
No programa, musicas autorais tocadas em instrumentos artesanais, em ritmos como Cururú, Valsa Caipira, Rastapé, Querumana, Toada e outros
Uma oportunidade pra ver e ouvir de perto, Violas de Cravelhas, Rabecas Medievais, Rabecas de Folia, Violas de Fandango, Adufes,etc....
No final, o público é convidado a manusear e conhecer os instrumentos de perto.